15/04 Notícias da Paróquia Celebrar Domingo de Ramos é Reconhecer que Jesus é o Filho de Deus

A Semana Santa, semana da Paixão e Ressurreição gloriosa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, tem início no Domingo de Ramos. Nestes dias, somos convidados a mergulharmos nesse mistério profundo do amor de Deus por nós. Permitamos que Jesus triunfe em nós, em nossa vida e em nosso coração. Permitamos que, como seus verdadeiros discípulos, possamos louvá-Lo, engrandecê-Lo e bendizê-Lo por tudo aquilo que Ele realiza no meio de nós.

Por isso o sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a Terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim, na eternidade; aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.

Este ano a Missa do Domingo de Ramos nos trouxe a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus, o beijo traiçoeiro de Judas, a angústia mortal no Horto das Oliveiras, o sangue vertido com o suor, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

Na prática, levar Jesus aos outros é testemunhar às pessoas de que é possível conviver como irmãos e irmãs, sem competição e sem medo uns dos outros. É organizar a vida na cidade, de forma que todos os seus moradores tenham consciência de cidadania e tenham seus direitos reconhecidos, e nesse ano de  2019, a CNBB nos convida a atualizar nossa Quaresma com a Campanha da Fraternidade que trata da necessidade de implementar e aprofundar Políticas Públicas de qualidade. Integrar essa preocupação no coração da nossa fé é fazer dessa Páscoa um testemunho de solidariedade humana e que realmente colabore com a transformação do mundo.

Por Daniela Marinho, Maria de Lourdes Messias, Adelaide Santos, Vilton C Silva
Pastoral da Comunicação.