23/05 Notícias da Paróquia Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Paroquia São Geraldo acolhe e realiza Vigília de Pentecostes com Catequizandos de Nona Etapa.

Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai. (Sl 103/104)

Nesta Vigília de Pentecostes, somos motivados a acolher, com a mente e o coração abertos, o dom do Espírito Santo. Ele vem em socorro de nossa fraqueza e acende em nós o amor e a alegria de sermos a assembleia amada de Deus.

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos como toda Igreja a Vigília de Pentecostes. Em especial a Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Paroquia São Geraldo Magela em Ipatinga (MG) celebrou com os catequizandos da nona Etapa que estão sendo preparados para receber o Crisma.

A vigília foi conduzida pelo Diácono Márcio Rogério Vieira Honorato sendo acompanhado liturgicamente pelas catequistas.

É bom lembrar que antes de alguma solenidade importante da Igreja, sempre acontece a vigília. Ao longo do ano, acontecem várias grandes vigílias: as mais conhecidas são: Vigília da Páscoa (a mais importante do ano e celebrada no Sábado Santo), a Vigília do Natal (celebrada na noite do dia 24 de dezembro) e a Vigília de Pentecostes (celebrada na noite que antecede a solenidade). Com a terceira edição típica do Missal romano se acrescentaram outras.

Em sua reflexão, o diácono Márcio Rogério disse olhando para os catequizandos que: “a Vigília de Pentecostes também é uma das mais belas e importantes da Igreja, pois acontece na noite que antecede a grande solenidade de Pentecostes. Ao longo da vigília, prosseguiu, podemos pedir que o Espírito Santo venha sobre nós com todos os seus dons. Celebrar Pentecostes é celebrar a perfeição de Deus e a totalidade de seu amor por nós. Pois os sete dons do Espírito Santo que Deus derrama sobre nós é perfeição de seu amor por nós. Deus nos escolheu e nos enviou, do mesmo modo que fez com os discípulos”.

Finalizou dizendo que “com a celebração da Vigília de Pentecostes somos convidados a nos abrir à ação do Espírito Santo e pedir que venha sobre nós os sete dons. O Espírito Santo vem em socorro da nossa fraqueza e nos ajuda a não perder fé e nem a esperança em dias melhores. Somos os escolhidos e amados por Deus, desde o nosso batismo pertencemos a Ele e recebemos a marca indelével do Espírito Santo. Ao longo da nossa vida, temos que viver segundo o Espírito Santo e não segundo a carne”.

Adriana Souza – Coordenadora Paroquial da Catequese – EPAC