06/02 Notícias da Paróquia Conhecendo o território Paroquial

Bairro Esperança

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do bairro Esperança no ano de 2010 era de 16.608 habitantes, sendo 8.047 homens e 8.561 mulheres, possuindo um total de 5.290 domicílios distribuídos em uma área de 1,9 km², o que inclui as extensões Nova Esperança e Esperança II.

A área do atual bairro Esperança pertenceu originalmente a Rubem Siqueira Maia, que foi o primeiro prefeito do município de Coronel Fabriciano, sendo loteada após a construção da Usiminas em território ipatinguense. Pelo decreto nº 528, de 22 de março de 1974, suas ruas receberam nomes de flores.

A efervescência cultural da região é explicada como uma reação contra a discriminação sofrida pelas comunidades periféricas que não dispunham de toda a infraestrutura que caracterizava os bairros construídos em torno da Usiminas. Uma grande festa que acontecia no bairro era denominada “Esperança na Praça”, nome de duplo sentido, que também caracterizava a esperança da população local em ver construída sua tão sonhada praça central.

O bairro foi também marcado por uma grande tragédia ocorrida no ano de 1979, época em que fortes chuvas atingiram a região. Após uma queda de encosta na chamada Grota do IAPI, uma das áreas que constitui o bairro, cerca de 40 pessoas morreram soterradas e algumas centenas ficaram desabrigadas.

No Esperança residia o catequista Nelson Ferreira Júnior, o Juninho, adolescente que desapareceu após uma batida policial no bairro Ideal no dia 17 de maio de 1992, dando origem a um dos maiores mistérios da cidade de Ipatinga.

Nossa Paróquia está presente no bairro Esperança através das comunidades: São João Batista, Nossa Senhora das Graças e São Francisco de Assis.

Cleiton Marcos