20/06 Notícias da Paróquia Corpus Christi

Após o domingo da Santíssima Trindade, celebramos a Solenidade de Corpus Christi, quando de forma especial, a Igreja presta à Eucaristia um culto público e solene de adoração, através da conhecida procissão de Corpus Christi parte da belíssima liturgia do dia.

A origem desta festa nos remete a Diocese de Liège, na Bélgica, onde uma freira, já canonizada, Juliana de Mont Cornillon, teve visões nas quais Nosso Senhor Jesus pedia a realização de uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. A freira comunicou o pedido ao seu bispo, Dom Roberto de Thorete, que instituiu a festa para o ano seguinte, e para tal ocasião, o Santo Padre, Papa Urbano IV, ordenou que fosse escrito um ofício.

Alguns anos depois, em 1263, um fato surpreendeu a todos e também o sumo pontífice que morava em Orvieto, cidade vizinha de Bolsena. Um sacerdote no momento da celebração da Santa Missa duvidou da presença real de Jesus na Eucaristia e ao partir a Sagrada Hóstia, ela verteu sangue que encharcou o corporal. Maravilhado, o Papa estabeleceu que a festa do Corpus Christi se estendesse por toda a Igreja, a fixou para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes, e outorgou indulgências para aqueles que participarem da Santa Missa nesse dia.

Aproveitemos o dia de “Corpus Christi”, peçamos ao Senhor que aumente a nossa fé, nosso zelo eucarístico a fim de reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento. Movidos de gratidão e amor por Jesus Eucarístico, sigamo-Lo na procissão em júbilo, pois Deus na sua grandeza se faz pequeno, para estar conosco, dentro de nós.

Em nossa Paróquia São Geraldo hoje, 20 de junho, teremos duas Missas de Corpus Christi com Procissão às 18h, uma na Matriz São Geraldo Magela e outra na Comunidade Atos dos Apóstolos. Participe!