14/06 Notícias da Paróquia CRISMA, SACRAMENTO DO COMPROMISSO

No dia 09 de junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e da abertura do ano jubilar áureo de 60 anos da diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, que será celebrado de 09 de junho de 2024 até 14 de junho de 2025, aconteceu na Igreja Matriz de São Geraldo Magela de Ipatinga (MG) a Missa com a celebração do Sacramento do Crisma para 62 jovens, sendo que 54 da nona etapa e 8 adultos que concluíram suas etapas de catequese.

A Santa Missa foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, concelebrada pelo pároco, padre Aloísio Vieira e com assistência dos diáconos permanentes da diocese: Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues, Diácono Sérgio Odilon Benevides.

A presença do bispo diocesano, neste momento importante, permite estar mais próximo e vem confirmar o trabalho de evangelização realizado na comunidade paroquial. É no sacramento da crisma que acontece, de fato a decisão pelo seguimento à Cristo.

Em sua reflexão, dom Marco Auelio dirigindo em especial ao crismando diz que “dentro de cada um de nós habita o Espírito de Deus. Ele nos conduz para realizarmos o chamado de Deus: a santidade. Somente pelo Espírito Santo, que nos capacita, podemos corresponder a Cristo e fazer o que Ele pede. E é no Sacramento da Confirmação que recebemos uma força do Espírito semelhante à que foi derramada em Pentecostes”.

E fez uma indagação: Por que confirmação? Confirmação porque confirma o Batismo e reforça a sua graça; assim também “Crisma” porque recebemos o Espírito mediante a unção com o “crisma” – óleo consagrado pelo Bispo durante a Missa do Santos Óleos ou do Crisma, na quinta-feira santa– termo que remete a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito.”  Sendo assim, a Confirmação é uma continuação da graça iniciada no Batismo, finalizou.

Segundo uma das catequistas presente nessa celebração, “o sacramento da Confirmação é um dos sete sacramentos da Igreja Católica que, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã. É uma etapa fundamental na vida cristã, uma vez que por meio dele os batizados “são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo”.

Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos.

A “Confirmação”, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida” (CIC), 1317.

Reportagem de Adelaide Santos e Maria De Lourdes Messias – Comunicadoras Pascom