09/11 Dedicação da Basílica de Latrão

Entende-se por “dedicação”, a celebração que marca a inauguração e consagração de uma igreja, e hoje, celebramos a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão em Roma, também chamada de “mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade de Roma e do mundo”, a sede do Papa.

O motivo desta celebração estar inclusa no calendário litúrgico é que a Basílica de Latrão é a mais antiga igreja de Roma, ela foi consagrada pelo então Pontífice, Papa São Silvestre, no dia 9 de novembro de 324 d.C., além disso, sua importância está também no sentido histórico que ela porta.

Inicialmente os cristãos realizavam a Eucaristia em suas casas, pois não tinham lugares fixos para a celebração. Com a consagração da Basílica de São João de Latrão, os fiéis passam a ter um edifício sagrado onde podem se reunir para rezar e prestar culto a Deus. O que confere a palavra “igreja” um sentido novo e revolucionário visto que até nos templos pagãos e judaicos somente os sacerdotes podiam entrar.

Ao comemorar a Festa da Dedicação da Basílica de Latrão, celebramos a dádiva recebida pelos fiéis que como templos vivos de Deus, passaram a ter acesso livre à intimidade dos átrios das igrejas, onde a presença de Deus é real e é encontrada por meio dos sacramentos.