18/11 Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo

Hoje, 18 de novembro, a Igreja celebra a Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo, festa que, como disse o Papa Emérito Bento XVI, “nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja”, contemplando-a paralelamente à obra dos dois apóstolos, Pedro e Paulo, testemunhos de evangelização e colunas da Igreja, afinal, é sobre o túmulo deles que as Basílicas foram construídas. E aqui, vale ressaltar algumas curiosidades sobre estas grandiosas construções.

A Basílica de São Pedro conta com uma extensão de 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura na sua cúpula e é o maior templo da Igreja Católica. Por sua dimensão e por sua localização privilegiada em Roma, ela acolhe as principais celebrações que contam com a presença do Papa.

Já a Basílica de São Paulo fora dos Muros, a segunda maior de Roma, foi quase totalmente destruída por um incêndio em 1823, e após sua reconstrução, ela foi consagrada ao Papa Pio IX em 1854. Seu nome é uma referência à localização do edifício, do lado de fora da Muralha Aureliana, que protegia Roma na época em que a Basílica foi construída.