12/05 Notícias da Paróquia Dia das Mães

Comemoramos neste domingo, uma data marcante em várias partes do mundo, que tem como intuito celebrar o amor e o carinho daquelas que doaram seus ventres para que Deus ali colocasse um novo sopro de vida, mas também nos lembramos daquelas que com profundo amor fizeram de seus corações, “úteros” para acolher a vida que lhe foi confiada, celebramos o Dia das Mães.

Apesar da origem desta celebração nos remeter à Grécia antiga, um dos fatos marcantes desta comemoração nos remete ao início do século 20, quando uma jovem norte americana homenageou sua mãe que havia falecido. Sua motivação foi um desejo manifestado por sua mãe certa vez: “Espero e rezo para que alguém, um dia, reconheça um dia em memória das mães, para celebrar o serviço incomparável que prestam à humanidade em todas as áreas da vida”.

Em tempos de uma tentativa avassaladora de desconstruir valores tradicionais, é necessário que os cristãos defendam a vida e a maternidade. De todas as formas, as mulheres estão sendo desmotivadas a terem filhos, tanto pelo medo do futuro quanto por vaidades pessoais. Para tanto, é urgente recordar que se mães fossem dispensáveis, o Cristo não teria tido uma, e que sem mulheres que se abram a vida, a humanidade mirrará até a extinção.

Então, se faz necessário um elogio ao papel de uma mãe. Aliás, muito mais que um papel, ser mãe é uma missão, cujo objetivo não é somente cooperar com o planejamento divino no ato da concepção, mas como Senhor, permanecer fiel à aliança de amor com aquela alma que lhe foi confiada.

Ser mãe é uma das mais lindas expressões de fé e pela graça de Deus, contamos com lindos testemunhos de mulheres que foram profundamente realizadas e santas através da maternidade, a começar pela Virgem Maria. Que possamos manifestar nosso amor, gratidão e principalmente dedicar a elas nossas orações. Feliz dia das Mães!