05/10 Notícias da Paróquia Dia do Idoso 2018

Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece. Essa frase do  escritor Franz Kafka ilustra a perspectiva da Pastoral da Pessoa Idosa, da comunidade Atos dos Apóstolos, que é de adestrar o olhar das pessoas da terceira idade para a beleza de si mesmas e da vida. Por isso, em comemoração ao dia internacional do idoso, celebrado em 1º de outubro, promoveu, no dia 29/09, o 2º encontro para os assistidos, a qual contou com cerca de trinta pessoas.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora paroquial da PPI Carmozita Almeida , que, no ensejo, apresentou cada membro da pastoral e, em seguida, a Psicóloga Aline Bergami iniciou as atividades com uma dinâmica de grupo, cujo intuito foi o de descontrair os convidados e prepará-los para uma significativa integração.

Na sequência, a apresentação musical da pequena Alice também trouxe encanto ao momento festivo. Vale registrar que a participação das crianças, filhas ou netas de membros da Pastoral, foi de fundamental importância para a ambientação do evento. Sem dúvida, são imensuráveis as vantagens obtidas desse enlace de gerações.

Outro momento plausível, ministrado pela Darcy, representante do Conselho do Idoso, foi o de apresentação prática voltada à importância dos exercícios físicos, mesmo para aqueles que têm algum prejuízo na mobilidade. A atividade demonstrou que o bem-estar propiciado pela atividade física não  só libera a dopamina (fonte de prazer), mas também alegra pela  sinestesia despertada devido à prática combinada com as boas energias da  coletividade.

Por fim,depois de um delicioso café, preparado pelos membros da Pastoral, num ambiente inspirado na estação atual – a primavera – caprichosamente ornamentado pela Lourdes Bergami,  a confraternização foi encerrada.

A Pastoral da Pessoa Idosa permitiu uma tarde aconchegante, de boas lembranças, conversas e oportunidade de ouvir os depoimentos dos assistidos que quiseram se manifestar. Ficou a confirmação de que a tarefa vale a pena e de que sempre precisaremos, conforme diz seu lema, de sabedoria em nossos corações.

Texto e Fotos: Gláucia e Maria Silma – PPI