15/05 Dia Internacional da Família

Comemora-se hoje, 15 de maio, o . Criada em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 20 de setembro de 1993, a data tem por objetivo homenagear e evocar a importância da instituição familiar como núcleo elementar da sociedade, ou como nos disse o grande Rui Barbosa, como a “célula mater” da sociedade, a matriz, de onde deriva o formato de sociedade ao qual estamos inseridos.

Portanto, neste dia também somos convidados a refletir que se a sociedade vai mal, não é errado dizer que a família também vai mal. Por isso, se faz necessário voltar os nossos olhares para a instituição familiar, reforçar a importância da família e afirmar seu papel na formação do indivíduo.

Particularmente, a nós cristãos católicos, cabe-nos fazer ecoar a voz da Igreja que há séculos vem tentando preservar esta instituição sagrada que é a família, de modo a não deixar que o individualismo, o materialismo e tantas outras linhas de pensamento sobreponham o conceito sagrado da família.

Unamo-nos em defesa e em oração pelas nossas famílias! Rezemos: “Jesus, Maria e José, nossa família, vossa é”.