15/11 Notícias da Paróquia Dia Mundial dos Pobres

Conforme estabelecido pelo Papa Francisco, a Igreja celebrará o “Dia Mundial dos Pobres”, no penúltimo domingo do ano litúrgico, dia 18 de novembro. Na sua segunda edição, este dia tem a finalidade de nos preparar à luz da reflexão sobre o compromisso de ajudar os pobres, para a celebração de Cristo Rei que encerra o Ano litúrgico.

Com o tema “Este pobre clama e o Senhor o escuta” (Sal 34, 7), o Dia Mundial dos Pobres “pretende ser uma pequena resposta, dirigida pela Igreja inteira dispersa por todo o mundo, aos pobres de todo o gênero e de todo o lugar a fim de não pensarem que o seu clamor caíra em saco roto”, afirmou o Santo Padre. Dentro deste tema, Francisco nos motivou ainda a nós questionarmos se somos capazes de escutar o clamor dos pobres e se à exemplo do Senhor também damos a eles uma resposta, pois nos recordou que “cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres, para que possam integrar-se plenamente na sociedade; isto supõe estar docilmente atentos, para ouvir o clamor do pobre e socorrê-lo”.

Para esse dia, o Papa nos animou a ter iniciativas para nos aproximar, bem como aliviar às muitas formas de pobreza, na oportunidade relembrou da bonita experiência feita neste dia no ano passado, quando recebeu pessoalmente 1.500 pessoas carentes para um almoço comunitário, além de outras ações em parceria com restaurantes de Roma, que atenderam pessoas que não tinham recursos para pagar suas refeições.

Ao final da Mensagem do Santo Padre para o II Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco convidou “os irmãos bispos, os sacerdotes e, de modo particular, os diáconos, a quem foram impostas as mãos para o serviço aos pobres, juntamente com as pessoas consagradas e tantos leigos e leigas que nas paróquias, nas associações e nos movimentos tornam palpável a resposta da Igreja ao grito dos pobres, a viver este Dia Mundial como um momento privilegiado de nova evangelização”.