21/10 Notícias da Paróquia DNJ (Dia Nacional da Juventude) é celebrado em Ipatinga

A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, em unidade com as demais dioceses do país, promoveu o DNJ (Dia Nacional da Juventude) no último sábado, 19 de outubro, na Paróquia São Geraldo em Ipatinga (MG). Organizado com muita dedicação, o DNJ é uma oportunidade de celebrar a unidade e promover a espiritualidade da juventude.

A festa iniciou às 13h com a acolhida, lanche e animação com carro de som no Centro de Convivência da Associação de Moradores do bairro Bom Jardim, em seguida foi realizado uma caminhada até o pátio da Igreja Matriz São Geraldo. No percurso houve músicas e palavras de ordem e encenação teatral. Cada regional trouxe uma mensagem que foi compartilhada ao longo da caminhada.

No pátio da Igreja Matriz os jovens juntamente com todos participantes foram recebidos e acolhidos por vários padres da nossa diocese, contando também com a presença do padre José Antônio, Vigário Geral da Prelazia de Marajó, que está em visita missionária em nossa Diocese. O DNJ contou também com a presença de religiosos, diáconos permanentes e de nosso Bispo Diocesano,Dom Marco Aurélio Gubiotti, que fechou o evento presidindo a Santa Missa.

O que pôde se destacar no DNJ foi à alegria, a energia e inquietude da juventude que se fez presente. Todos os 3 Regionais enviaram representantes de jovens que aceitaram o convite e entenderam a proposta de celebrar a alegria do servir, própria do espírito jovem. O evento contou com o zelo e carinho da Paróquia São Geraldo Magela e o Setor Juventude, que realizaram o DNJ com muita organização e amor, comandado pelo pároco e assessor diocesano das juventudes, Pe. Hideraldo Verssímo Vieira.

Momento de comunhão e testemunho do Cristo Vivo entre os jovens, neste ano o DNJ tem como tema: “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e lema “Eu vim para que todos tenham vida.” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”. E o lema: “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).

O Dia Nacional da Juventude – DNJ, foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade da juventude brasileira.

Pastoral da Comunicação – Fotos de Fabrício Carvalho
Colaboração Ana Maria de Sena