18/02 Notícias da Paróquia Dom Marco Aurélio Confirma Crisma para Jovens e Adultos que concluíram a IVCA

Se voltarmos um pouco nas escrituras, vamos lembrar-nos da promessa de Cristo aos discípulos: “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará na verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras.” (Jo 16,13).

Em plena pandemia do novo Coronavírus, mas seguindo os protocolos e decretos sanitários de prevenção, a Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga (MG) realizou durante a Santa Missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira Cel. Fabriciano, concelebrada pelo até então pároco padre Hideraldo Vieira e assistida pelos diáconos permanentes Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues e Márcio Rogério Vieira Honorato, a confirmação da Crisma dos jovens e adultos que ainda não tinham recebido este sacramento.

Desde 2017 a Paróquia São Geraldo iniciou uma mudança na catequese para adultos. Anteriormente a formação dos adultos acontecia através do Catecumenato, o período de formação era de aproximadamente de um ano, e seguia os mesmos padrões da catequese regulamentar. Atualmente a preparação dos adultos é baseada no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).

Em qualquer período do ano aqueles que procuram a comunidade para iniciar o processo de Iniciação à Vida Cristã são acolhidos e a comunidade se mobiliza para que um introdutor (catequistas ou agentes de outras pastorais) possa acompanha-lo durante todo o tempo de formação na fé, ou seja, não existe uma data especifica de inicio, em qualquer dia o adulto pode procurar a comunidade para iniciar seu processo de formação e assim se preparar para receber os sacramentos. Foi o que aconteceu com esses jovens e adultos.

Os encontros entre os introdutores e catecúmenos ocorrem na comunidade, antes ou depois da missa ou celebração, no entanto, há grande flexibilidade para atendimento das particularidades de cada catecúmeno. Todos os meses o grupo de introdutores e catecúmenos da paróquia se reúnem em um encontro, onde um tema central é discutido.

Com informação da coordenação paroquial de Catequese e IVCA
Fotografias de Maria de Lourdes Messias – Comunicadora Pascom