25/09 Notícias da Paróquia Envio de novos acólitos

A palavra acólito, do grego significa acompanhante, e na prática assim o é, aquele que acompanha e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, especialmente na celebração da Santa Missa. Conforme a Carta Apostólica Ministeria Quædam, do Papa Paulo VI, sobre o rito próprio para a instituição deste ministério, ele “pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem”.

Na referida carta, se diz ainda da responsabilidade do Acólito, que deve se aprofundar no conhecimento das ações litúrgicas que participa, para “compreender o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respeitosa, seja para todos exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes”.

Acerca da importância do acolitato na Igreja, a Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a liturgia católica frisa que: “Também os acólitos, os leitores, os comentadores e os membros do coro desempenham um verdadeiro ministério litúrgico”.

Diante de tamanha graça, e com tal alegria te convidamos para a Missa de envio dos novos acólitos da Paróquia São Geraldo, que será no dia 30 de setembro, às 19h30, na Matriz. Venha participar deste momento especial.