As Comunidades da Paróquia São Geraldo Magela realizaram nos dias 24, 25 e 26 de março, segunda a quarta feira, o Estudo da Campanha da Fraternidade nas Comunidades. O estudo na base, que são as Comunidades, é uma oportunidade para que todos fiquem por dentro da proposta da Campanha para este ano de 2025.
O estudo deste ano nas Comunidades, tirou propostas para o “Agir”, diante das realidades ecológicas vividas na atualidade. Propostas como fortalecer grupos existentes (ASAS), indicando as pessoas que atuam nas pastorais, grupos e movimentos, para que os trabalhos da ASAS ganhem mais forças e mais pessoas para ajudar a cuidar da ecologia.
Outro “Agir” do estudo, foi a proposta de promover a campanha sobre Coleta Seletiva e o descarte correto de resíduos, com implantação de Lixeiras Ecológicas em pontos que tem descarte irregular de lixos e entulhos. Essas práticas estão acabando com a paisagem local, e dificultando o direito de ir e vir da população.
Outra proposta do “Agir” durante o estudo, foi o de utilizar os Meios de Comunicação da Paróquia e a parceria com a Rádio Liberdade FM 98,7, como formação e informação sobre a Campanha da Fraternidade, e as atividades relacionadas à proteção ecológica. As pessoas quando ouvem várias vezes uma proposta, elas acabam aderindo.
E por fim, ainda sobre o “Agir”, uma proposta de promover uma Caminhada Ecológica no Parque Samambaia e visitas onde tem as atividades das ASAS (Associação Ambientalista Samambaia), no mês do Junho Verde. Incluir neste agir o Grupo de Jovens, Catequese, Vicentinos, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, IAM e outras Associações.
Durante o estudo, as Comunidades indicaram seus representantes para participar da Audiência Pública da Campanha da Fraternidade do Regional 3, que irá acontecer no dia 2 de abril 2025, às 19 horas na Câmara Municipal de Ipatinga.
O encontro foi dinamizado, levando a boas reflexões sobre o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn1,31). Com ambientação, acolhida, cantos, orações, leituras bíblicas, trabalhos de grupo e encaminhamentos. Todas essas situações foram bem aproveitadas pelos participantes do estudo da Campanha da Fraternidade 2025 nas Comunidades.
Fotos – Agentes da Pascom das Comunidades.
Texto – Maurílio Marciano (Moura) – Agente Pascom.