Aconteceu no domingo dia 09 de fevereiro de 2025, das 8 às 16 horas no Salão Paroquial da Matriz São Geraldo Magela, o estudo paroquial da Campanha da Fraternidade para os representantes das Comunidades e Pastorais da Paróquia São Geraldo Magela. Com o tema: Fraternidade e Ecologia Integral, e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1,31).
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade deste ano de 2025, é promover em Espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da terra.
A preocupação da Igreja com a Ecologia é tanta, que essa Campanha da Fraternidade é mais uma que se trata desta situação relativo ao Meio Ambiente. Ele é a nossa “Casa Comum”, e todos os moradores desta casa, devem cuidar muito bem dela.
O Técnico Ambientalista e Diretor da ASAS (Associação Ambientalista Samambaia), Antônio Mendes, entre várias reflexões sobre os problemas ambientais, trouxe uma realidade da cidade de Ipatinga, que passou por situações difíceis nos últimos dias, decorrentes de enchentes.
O Pároco da Paróquia São Geraldo, Padre Aloísio Vieira, passou no encontro e transmitiu a sua mensagem, falando sobre a chegada de novos moradores que irão habitar os apartamentos populares no bairro Bom Jardim, e que a Infraestrutura é preciso ser pensada, porque na época da chuva, o problema das enchentes pode aumentar.
Durante o encontro, aconteceu os trabalhos em grupos, onde as pessoas debateram na parte da manhã: a) Quais os dois maiores problemas socioambientais dos últimos 10 anos? b) Qual a maior dificuldade para mudar essa realidade? A tarde refletiu: a) Considerando os desafios da realidade local, qual pode ser a resposta pastoral assumindo como propostas da CF 2025 na Paróquia? b) Com quais Agentes de Pastoral ou da sociedade civil podemos trabalhar em rede para alcançar os objetivos?
Após os trabalhos de grupos, as pessoas fizeram as exposições na plenária. E diante das falas dos grupos, todos observaram que foram muito profundas as discussões em todos os grupos, mostrando encaminhamentos diante das situações emergentes sobre a Ecologia/Meio-Ambiente.
Os participantes do estudo paroquial da Campanha da Fraternidade 2025, irão repassar o estudo nas Comunidades da Paróquia. Essas datas serão informadas para as Comunidades. Lembrando que essa formação será aberta para todos os membros das Comunidades da Paróquia São Geraldo Magela.
Fotos: Maurílio Marciano (Moura) e Laureny Santos – Agentes Pascom.
Texto: Maurílio Marciano (Moura) – Agente Pascom.