13/03 Notícias da Paróquia Estudo Paroquial da Campanha da Fraternidade

Aconteceu no domingo dia 12 de fevereiro de 2023, das 8 às 17 horas no Salão Paroquial da Matriz São Geraldo, o estudo da Campanha da Fraternidade para os representantes das Comunidades e Pastorais da Paróquia São Geraldo. Com o tema, Fraternidade e Fome, e o lema, “Dai – lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). A formação foi conduzida pela EPAP (Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral), tendo como Assessoras, Gilma e Conceição Toledo.

O estudo começou fazendo memória das outras Campanhas da Fraternidade dos anos de 1975 e 1985 que relataram o tema da fome. É preciso sensibilizar a Igreja, a partir do Evangelho de Jesus Cristo, e a economia precisa estar a serviço da eliminação da fome no Brasil e no mundo.

Estudos apontam, que no Brasil, cerca de 15% de pessoas estão passando fome, ou seja, 33 milhões, e isto deve-se ao desmanche das políticas públicas no país. O Norte e o Nordeste são as duas regiões onde a insegurança alimentar é maior. Tais situações, exigem atitudes a serem adotadas, para que, o lema da Campanha: “Dai – lhes vós mesmos de comer!”, aconteça no meio da sociedade.

O Pároco da Paróquia São Geraldo, Aloísio Vieira, passou no encontro e transmitiu a sua mensagem., dizendo: “A Campanha da Fraternidade tem dois lados: o de dar o peixe, e o de ensinar a pescar, é preciso dar, mas não perpetuar, quem recebe não deve ficar na dependência o resto da vida”.

Aconteceu o trabalho em grupo, onde as pessoas debateram, quais as ações necessárias para superação da fome em nível, pessoal, comunitário-eclesial e sociopolítico. Após o trabalho de grupo, as pessoas fizeram as exposições debatidas em plenária., que serão usadas para futuros gestos concretos.

Os participantes do estudo paroquial da Campanha da Fraternidade 2023, irão repassar o estudo nas Comunidades da Paróquia, nos dias 27, 28 29 de março (Segunda a Quarta – feira). Essa formação será aberta para os membros das Comunidades da Paróquia São Geraldo Magela.

Maurílio Marciano (Moura) – Fotos e Texto.