Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

13/09 Notícias da Paróquia Exaltação da Santa Cruz
Compartilhar

Todos os anos, no dia 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Esta celebração é antiguíssima e nos remonta ao calvário, onde numa cruz, Nosso Senhor cumpriu Seu plano redentor. Acerca da razão dessa memória, nos alertou o Papa Francisco: “Algumas pessoas não cristãs podem se perguntar: por que ‘exaltar’ a cruz? Podemos responder que nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes: exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade”.

A cruz vista a partir deste olhar, deixa de ser mais um símbolo cristão, e passa a ser um canal, pois para chegar até a humanidade, o amor de Deus passou pela cruz, o perdão, a misericórdia divina verteram-se à nós por meio da cruz, e por isso não há como desejar uma vida cristã sem a cruz, sem passar por ela, e sem ver nela, a ponte, o caminho, a passagem que nos levará a vontade de Deus.

Exaltar a Santa Cruz, é muito mais que velar o sofrimento de Nosso Senhor, é adentrar no mistério de seu imensurável amor pela humanidade. O venerável Fulton Sheen expunha que da cruz se extrai uma lição: “a dor nunca pode ser separada ou isolada do amor. O crucifixo não significa dor; significa sacrifício. Em outras palavras, ele nos diz em primeiro lugar que dor é sacrifício sem amor e em segundo, que sacrifício é dor com amor… e o amor pode transformar a dor em sacrifício agradável, o que é sempre uma alegria”.

Portanto, podemos dizer, que aquele que é convencido de que através da cruz é amado, encontra nessa verdade sua alegria, ou seja, na exaltação da Santa Cruz, está intrínseca a razão da alegria cristã. A partir dessa verdade também podemos afirmar, que não é plenamente feliz aquele que não consegue extrair do sofrimento da cruz de Nosso Senhor, um grande motivo do seu júbilo, pois certamente só aquele que tem essa compreensão, aceitará os seus sofrimentos pessoais, e entenderá que neles também há um valor salvífico, um sentido misterioso a ser descoberto mediante a oração e contemplação da cruz do Senhor.

Exaltemos a Santa Cruz!

VEJA TAMBÉM