05/07 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo realiza Sacramento da Primeira Eucaristia, Fechando o Período Pascal

Ao receber o corpo e sangue de Jesus Cristo, os pequenos puderam vivenciar pela primeira vez o sacramento da comunhão.

Durante o mês de junho, as crianças que durante cinco anos em sua maioria, foram preparadas pela Pastoral Catequética para um momento muito importante na vida delas e da Igreja: Receberam o sacramento da Primeira Eucaristia. Foram catequizandos das 11 comunidades que compõe a Paróquia São Geraldo.

A Primeira Eucaristia, também chamada de Primeira Comunhão, é um dos Sacramentos da Igreja Católica e consiste no primeiro momento em que as crianças recebem o corpo e o sangue Cristo. Somente podem ter acesso a esse sacramento indivíduos que participaram das atividades da catequese.

A Primeira Eucaristia é um dos momentos mais importantes na trajetória de um jovem junto a Igreja e por isso sua preparação deve estar completa. É fundamental que a criança saiba exatamente tudo o que irá acontecer bem como valorize esse momento em que sentirá pela primeira vez a hóstia em sua boca, ou seja, o próprio Cristo.

O Sacramento da Eucaristia é um dos três sacramentos da iniciação cristã, ligado ao Batismo e a Crisma, sacramentos que nos colocam em plena comunhão de vida com Jesus e sua missão.

Quanto mais se vive a dimensão da presença do amor de Deus na mesa do lar, mais a crianças aprenderão a dimensão sagrada do amor, que se faz pão no altar da Igreja.

Por isso, durante a catequese, a criança deve ser envolvida nas celebrações da missa, para que ela crie amor para com as coisas de Deus e para com a casa de Deus.

Por isso, a boa preparação para a Primeira Comunhão de nossas crianças está em despertar nelas um profundo amor a Jesus e à Igreja, para que elas possam comungar a vida inteira com a mesma emoção e alegria do dia de sua Primeira Comunhão, não perdendo o significado do Primeiro Amor.

Fotos: Adelaide Santos e Daniela Marinho