31/12 Notícias da Paróquia Feliz Ano Novo

Iniciaremos mais um ano, e uma reflexão nos é oportuna: 2019, um ano a mais ou ano novo? Para responder essa pergunta, temos que verificar o quanto trazemos em nós de esperança.

Do latim a palavra ‘esperança’ significa confiança em algo positivo, nos remete à uma expectativa ou perspectiva positiva, o que nos leva a entender porque a doutrina católica crê na esperança como uma virtude teologal, ou seja, ela é infundida por Deus nas almas dos fiéis, afinal somente com o olhar divino perante as contrariedades do dia-a-dia, podemos crer e confiar que algo bom nos acontecerá.

Acerca da virtude da esperança, o Catecismo da Igreja Católica nos ensina que ela “protege contra o desânimo e dá alento em todo esmorecimento”, e isso é tudo que precisamos para não cair no negativismo ou apatia em relação ao futuro. Precisamos entender então que somente através das “lentes” da esperança poderemos ver que 2019 será um ano novo, com novas oportunidades e desafios, mas com uma certeza imutável que não estamos sós, Deus está conosco. Como cristãos somos chamados a ser testemunhas da esperança, sempre ancorados no Senhor, com perseverança e bom ânimo.

Para o ano que se inicia, tomemos posse do desejo que São Paulo trazia em seu coração para nós: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15, 13). Rezemos: “Senhor, te pedimos para o início do novo ano, que nos seja concedida uma nova porção de esperança na medida das adversidades que nos acometem, pois desejamos caminhar com alegria e sem desanimar à espera de suas promessas”. Amém!