02/02 Festa da Apresentação do Senhor no Templo

Hoje, 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor no templo, que já foi conhecida também como Festa da Purificação de Nossa Senhora, e a razão que estes dois fatos estão interligados é porque eles aconteceram no mesmo momento.

Tal celebração nos remete ao Evangelho de hoje (Lc 2,22-40), onde vemos que apesar de Maria e o Menino serem absolutamente puros, São José e ela, O levam ao Templo, para cumprir a Lei judaica, segundo a descrição do Livro do Levítico.

Esta ação é muito significativa, tanto que o texto mais antigo sobre Nossa Senhora destaca que: “quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e submetido a uma Lei, a fim de remir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a sua adoção” (Gl 4,3).

Aqui tem algo muito bonito a ser notado, São José e a Virgem Maria, que não precisava de purificação, vão ao Templo para levar Jesus para purificar aqueles que ali estavam. Deus vai para o Seu Templo nos braços de Maria, a Nova e Verdadeira Arca da Aliança.

Rico de sentido, este trecho do Evangelho nos fala também sobre a oferta do santo casal, da profecia feita à Nossa Senhora, mas de modo especial, destacamos hoje, a presença de Simeão, um homem justo, piedoso, que esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo tinha lhe anunciado que ele não morreria antes de conhecer o Messias, e no dia oportuno o levou ao Templo.

Ao encontra-los, Simeão tomou o menino nos braços e disse: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. Imaginemos a emoção deste encontro!

Neste dia, peçamos a Deus que tenhamos o desprendimento de Simeão. Que também vivamos como Deus quer, com atenção ao que o Espírito Santo nos orienta para sermos movidos por Ele, e sempre contemplarmos suas promessas em nossas vidas.