14/09 Festa da Exaltação da Santa Cruz

Hoje, 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Esta celebração tem sua origem nos primeiros séculos da Igreja, quando foi encontrada o verdadeiro lenho da Cruz de Cristo, fato que foi seguido da construção junto ao Monte Calvário de duas grandes basílicas, a Basílica da Ressurreição e a do Martírio, cuja Dedicação aconteceu no dia 14 de setembro.

Neste dia, temos uma memória importantíssima a fazer, entretanto, tal celebração só será feita de todo coração, se renunciarmos toda aversão que alguns de nós possa ter da cruz, afinal, “a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina” (I Cor 1, 18).

Nesse aspecto nos alertou o Papa Francisco: “Algumas pessoas não cristãs podem se perguntar: por que ‘exaltar’ a cruz? Podemos responder que nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes: exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade”. Dessa forma, nesta Festa nos recordamos da Santa Cruz, não como um sinal de maldição, como ela era vista na época de Cristo, mas como o ponto culminante da nossa redenção.

Sobre o imensurável benefício que nos veio através da Cruz, Santo André de Creta nos diz: “Se não houvesse a Cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a Cruz, a Vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a Vida não tivesse sido cravada, não brotariam do Lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da Vida, não se teria aberto o Paraíso. Se não houvesse a Cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno’’.

Por isso, nos disse o Papa Emérito Bento XVI: “para um cristão, exaltar a Cruz quer dizer entrar em comunhão com a totalidade do amor incondicional de Deus pelo homem é fazer um ato de fé”.

Exaltemos a Santa Cruz!