24/05 Notícias da Paróquia Festa da Primeira Eucaristia é celebrada na Comunidade São João Batista

Durante a Solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada pelo pároco, padre Aloísio Vieira, aconteceu na Comunidade São João Batista – Paroquia São Geraldo Magela em Ipatinga-MG, a Primeira Eucaristia para 07 catequizandos.

Acompanhados pela catequista Cíntia, familiares e padrinhos, os catequizandos que receberam este sacramento de iniciação cristã foram: Maria Alice Valadares de Assis, Emanuel Felipe Menezes Monteiro Pires, Thiago de Paula Miranda, Matheus Rodrigues Damasceno, Maria Eduarda Muniz Bartolomeu, Micaely Veridiana Ribeiro e Lara Martins Gomes.

Durante sua reflexão, dirigindo-se aos catequizandos, padre Aloísio falou que a “Eucaristia é uma palavra grega que significa “dar graças” ou “agradecer”. Esta palavra ganhou um significado novo e profundo quando os cristãos passaram a chamar de “Eucaristia” a Última Ceia celebrada por Jesus. Isto aconteceu porque nesta ceia Jesus “deu graças a Deus” e se entregou total e gratuitamente por amor à humanidade”.

E ainda que “na Ceia Eucarística Jesus transformou o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue dizendo: “Isto é o meu corpo… Isto é o meu sangue.” Além disso, ele deu aos apóstolos o poder de perpetuarem este milagre dizendo: “Fazei isto em memória de mim.” Por isso, a Eucaristia tornou-se “sacramento”, isto é, um meio pelo qual Deus se faz real e eficazmente presente entre nós, finalizou.

Reportagem de Maria de Lourdes Messias – Comunicadora da Pascom