28/12 Festa dos Santos Inocentes

Hoje, 28 de dezembro, a Igreja celebra Festa dos Santos Inocentes, que tem sua origem no “massacre de Herodes” narrado por São Mateus. Segundo ele, Herodes ao saber que os magos do Oriente tinham ido à Jerusalém para ver o Rei dos Judeus, enviou-lhes à Belém para serem seus informantes, mas estes ao encontrarem o Menino com sua mãe, O adoraram, deram-lhe presentes, e não retornaram a Herodes.

Ao perceber que tinha sido enganado por eles, Herodes “ficou muito irritado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos” (Mt 2, 16).

Portanto, celebramos hoje aqueles que morreram pelos Cristo, mesmo sem saberem, e como nos diz Santo Tomás de Aquino, “a glória do martírio, que outros mártires mereceram por vontade própria, essas crianças a alcançaram pela graça de Deus”. Para nos ajudar a contemplar o mistério que celebramos, vejamos um trecho do sermão de São Quodvultdeus, que o Ofício da Leituras nos traz hoje:

‘Ao anunciarem os magos o nascimento de um Rei, Herodes se perturba e, para não perder o seu reino, quer matar o recém-nascido. No entanto, se tivesse acreditado nele, poderia reinar com segurança nesta terra e para sempre na outra vida. Por que temes, Herodes, ao ouvir que nasceu um Rei? Ele não veio para te destronar, mas para vencer o demônio. Como não compreendes isso, tu te perturbas e te enfureces; e, para que não escape o único menino que procuras, tens a crueldade de matar tantos outros. Nem as lágrimas das mães nem o lamento dos pais pela morte de seus filhos, nem os gritos e gemidos das crianças te comovem. Matas o corpo das crianças porque o medo matou o teu coração; e julgas que, se conseguires teu propósito, poderás viver muito tempo, quando precisamente é a própria Vida que queres matar”.

Neste dia, unamo-nos também em oração pelos milhares de santos inocentes que são vítimas do aborto em nossos dias.

Santos Inocentes, rogai por nós!