09/11 Fim do Ano Litúrgico

Nos aproximamos do fim de mais um ano litúrgico. Diferente do Ano Civil que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro, o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento, cerca de quatro semanas antes do Natal e termina no último sábado do Tempo Comum.

Na iminência do início do Tempo do Advento, mas ainda no Tempo Comum celebraremos no último domingo do ano litúrgico, este ano 25 de novembro, a Solenidade de Cristo Rei, festa litúrgica criada em 1925, pelo Papa Pio XI, onde a Igreja nos convida a celebrarmos Jesus Cristo Rei do Universo, centro da história universal. Neste dia, fazemos memória Àquele que é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, e meditamos no mistério de sua vida e o anúncio do Reino de Deus.
Juntamente com a Solenidade de Cristo Rei e o fim deste ano litúrgico, celebraremos também em ação de graças pelo encerramento do Ano do Laicato, que teve início em novembro de 2017. Em sua proposta, o ano do Laicato provocou o protagonismo leigo na Igreja, a fim de tivessem a consciência da importância dos papéis que desempenham no corpo da Igreja.
]
Celebramos, portanto, em gratidão ao Senhor que vê nos leigos, uma extensão de seu amor e de sua misericórdia e por isso os convida para sua messe. Neste dia também, peçamos por cada um que à exemplo da Virgem Maria se coloca à serviço do Senhor e da Igreja, como amor, responsabilidade e compromisso.