01/08 Notícias da Paróquia Formação Bíblica do livro de Ezequiel

“Porei em vós o meu Espírito e vivereis”!

A Paróquia São Geraldo Magela marcou presença nos dias 27 e 28 de julho (sábado e domingo) de 2024, juntamente com os paroquianos da Regional Pastoral 3 da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, na Paróquia Cristo Libertador do bairro Canaã em Ipatinga, para o aprofundamento do livro de Ezequiel. O Livro de Ezequiel é o tema deste ano do mês da Bíblia. Os participantes serão multiplicadores em suas paróquias no estudo comunitário em setembro.

Ezequiel era um Sacerdote que viveu entre os Judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor, aproximadamente 597 a.C. Ele exerceu seu ministério no período do exílio na Babilônia, fora da terra de Israel (de 587 a 538 a.C). Depois de ter sido levado cativo, Ezequiel estabeleceu-se com os outros Judeus em um lugar próximo ao rio Quebar.

Foi lá que Ezequiel registrou que os céus se abriram para ele, e teve visões de Deus. Quando o profeta Ezequiel caiu com o rosto na terra diante da visão tão gloriosa que teve, ele escutou as conhecidas palavras: “Filho do homem, põe-te em pé e falarei contigo”! (Ez 2:1). Nesse momento ele foi capacitado pelo Espírito a tornar-se um canal da revelação divina e proclamar a palavra de Deus ao povo.

O grande propósito da mensagem profética do profeta Ezequiel era incentivar os Judeus exilados, a permanecerem fiéis a Deus, confiando que Ele iria cumprir a sua promessa de restauração. Na mensagem do capítulo 18 do livro de Ezequiel, nos ensina sobre a responsabilidade individual diante de Deus.

Assim, o Profeta precisou enfrentar grandes provações e suportar terríveis sofrimentos, a fim de que sua vida servisse de sinal para incitar a nação a buscar o arrependimento. Na visão profética de Ezequiel sobre o vale de ossos secos (Ez 37), oferece uma visão profunda da capacidade de Deus para revitalizar e restaurar. Este vale de ossos secos não é apenas uma lição sobre o poder divino, mas também uma metáfora da esperança e renovação para os que se encontram espiritualmente desolados. Ao contemplarmos o vale de ossos secos, somos convidados a refletir sobre a grandiosidade da promessa de Deus, de trazer vida onde prevalece a morte.

O encontro foi assessorado por Ildo Bohn Gass de São Leopoldo (RS).
São Geraldo Magela rogai por nós!

Fotos: Laureny Santos -Agente Pascom/ Renato Peres – Colaborador.
Texto: Laureny Santos -Agente Pascom.