26/08 Notícias da Paróquia Formação com os Grupos de Reflexão – Regional III

Foi realizada no dia 25 de agosto de 2019 (domingo) de 7h00 às 16h30, a Formação dos Grupos de Reflexão do Regional III, com assessoria do Pe. Nailson e o tema “Políticas Públicas: Saúde, Educação, Juventude e Segurança.” O encontro aconteceu na Comunidade São Miguel no B. Veneza I– Paróquia Cristo Rei em Ipatinga-MG.

Da Paróquia participaram 20 pessoas, membros dos grupos.

Nesta formação contamos também com a presença do Pe. José Geraldo de Melo e Pe. Roberto Gualberto que presidiu a missa de encerramento do encontro. Foi feita a eleição da nova coordenação do regional, foram eleitos: Sebastião Lameu (Paróquia São Geraldo), Antônio (Paróquia Cristo Redentor) e Sandra (Paróquia Cristo Libertador).

Os Grupos de Reflexão são formados nas comunidades, tendo eles como base na caminhada da Igreja. Sua origem se deu nos anos de 1960 e ganhou proporção maior a partir dos anos 70.

Nela podemos entender e reforçar a ideia que os Grupos de Reflexão são a fonte, origem e base da Igreja, por recordar a maneira pela qual as primeiras comunidades cristãs se reuniam. Uma comunidade nasce de pequenos grupos! Somos um eixo dinamizador das pastorais com um formato eclesial, abraçando nossa missão de evangelizar como Igreja doméstica, tendo uma rica história de vivência da fé.

Os grupos possuem três elementos, que podem ser considerados como nossos pilares:

• Social – por ir ao encontro comunitário;
  • Teológico – pois alimenta a fé remetendo na oração nossa realidade;
  • Eclesial – porque estão unidos aos ensinamentos e à Liturgia da Igreja.

Ainda há muito que se fazer, mas acreditamos que podemos melhorar seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs retratadas nos livros dos Atos dos Apóstolos e nas Cartas de São Paulo. “Somos gente nova vivendo a união, o amor, plantando semente de uma nova nação; somos uma multidão que caminha, apesar das dificuldades, jubilosa aclamando que Jesus é o Senhor”.

Texto: Márcia Soares (Pascom Paroquial) e Lenúzia Maria Lopes Costa (Grupo de Reflexão Nossa senhora do Perpétuo Socorro – Comunidade São Geraldo –  Paróquia São Geraldo)

Foto – Márcia Soares – Pascom