10/03 Formação do Clero junto as lideranças Leigas sobre a IVC

Aconteceu de 5 a 7 de março de 2018 o Encontro Diocesano de Formação do Clero da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Esta formação teve como novidade a participação de seminaristas junto a leigos da Diocese, Equipe Diocesana de Animação Catequética, coordenadores de Movimentos, Pastorais e Serviços. Sentados à Beira do Poço sendo iluminados pelo encontro de Jesus com a Samaritana, sob assessoria de Marlene Silva e Pe. Vanildo Paiva (membros da Equipe Arquidiocesana de Pouso Alegre/MG)  a partir da metodologia ver, iluminar e agir, apresentaram o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Foram momentos de partilha de experiências, apresentação do  Projeto Arquidiocesano de Catequese de Pouso Alegre e apresentação de pistas para estudos sobre elaboração de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã.

Após a assessoria do Pe. Vanildo Paiva e de Marlene Silva, Dom Marco Aurélio introduziu os encaminhamentos dos projetos em nossa Diocese.

Há muitas forças vivas a serem incorporadas para tornar realidade a Iniciação à Vida Cristã em nossa Diocese. Sendo assim, definiu-se ampliar a atual Comissão de IVC, agregando a coordenadora Diocesana de Liturgia, Pastoral Familiar, Catequese Batismal, Grupo de Reflexão e Equipe Missionária para ir pensando e construindo caminhos juntos até um possível Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã.

Por Ana Maria de Sena – EDAC