23/04 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo realiza formação para agentes de pastoral sobre o Ano do Laicato

Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito. (CIC §900).

A Paróquia São Geraldo Magela realizou nos dias 21 e 22 de abril de 2018 uma formação para os agentes de pastoral sobre o Ano do Laicato, visando celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade .

Com assessoria de Vasconcelos Ferreira Lagares, o Vasco, essa formação foi realizada nos dois setores da paróquia com participação expressiva dos agentes. Os padres Hideraldo Veríssimo e Sergio Henrique deram assessora espiritual ao evento.

Em todo Brasil começou a viver o Ano do Laicato a partir do domingo de Cristo Rei de 2017, também o Dia do Cristão leigo. Uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no intuito de protagonizar o papel e a missão dos leigos na igreja e no na sociedade. Os leigos são os cristãos batizados que não estão ligados como membros às Sagradas Ordens, ou seja, os que foram incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o Povo de Deus, e que participam da função sacerdotal, profética e régia de Cristo.

Os cristãos leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja; e devem ter uma consciência clara, não somente de pertencerem à Igreja, mas de “serem e sentirem com a Igreja”, isto é, a comunidade dos fiéis na terra em unidade com o Santo Padre, o Papa, e em comunhão com seus Bispos. Juntos, como a Igreja. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Fotos de Meirevone Ferreira e Hideraldo Veríssimo Vieira.
Pastoral da Comunicação – Pascom
Fonte: CNBB