12/11 Notícias da Paróquia Grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) realizam plantio de mudas dentro do 2º Bate Latas Missionário.

Ainda pensando o Sínodo Pan-amazônica recém-concluído em Roma, que entre outros assuntos centrou na questão ambiental, a IAM da Paroquia São Geraldo realizou no dia 09 de novembro de 2019 o seu Bate Latas Missionário.

Bate Latas Missionário é uma atividade bem difundida nos grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e busca fortalecer a experiência missionária das crianças, adolescentes e assessores/as.  A iniciativa teve início com o apelo do então bispo auxiliar de Brasília, Dom Alberto Taveira para intensificar a evangelização. A iniciativa ganhou proporção nacional com as celebrações dos 170 anos da IAM, no ano de 2013 e a Paróquia São Geraldo não ficou para trás.

A caminhada iniciou no pátio da Igreja Matriz de São Geraldo e partiu rumo ao Parque Ecológico Samambaia. Foram programadas cinco paradas lembrando com as cores, os cincos continentes, e rezaram lembrando as crianças e adolescentes de todo o mundo. As crianças batendo latas e pequenos tambores gritando frases de efeito com o objetivo de chamar atenção dos moradores e de quem passava pelas ruas.

Já no parque fizeram uma roda de conversa onde puderam trocar experiências com os voluntários da ASAS – Associação Ambientalista Samambaia na preservação e recuperação de nascentes. Algumas crianças partilharam conhecimentos sobre prevenção ambiental que aprenderam nas salas de aulas.

Após a troca de experiência e durante o lanche, cada grupo representando sua comunidade fez plantio de mudas nativas do bioma Mata Atlântica.

Reportagem: Maria Jose Silva e Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.