Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

11/03 Harmonia da Criação
Compartilhar

Novamente o Papa Francisco nos impressiona. Na encíclica “Laudato Si”, alerta: “A harmonia entre o Criador, a humanidade e toda criação foi destruída por termos pretendido ocupar o lugar de Deus, recusando reconhecer-nos como criaturas limitadas. Este fato distorceu também a natureza do mandato de ‘dominar’ a terra (Gn 1,28) e de ‘cultivar e guardar’ (Gn 2,15). Como resultado, a relação originariamente harmoniosa entre o ser humano e a natureza transformou-se num conflito”- (L.S. 66).

O papa se refere a uma harmonia inicial. De fato, tudo estava voltado para o homem e o homem para Deus. O ser humano é a obra mais perfeita de Deus. E foi colocado por Deus como o cuidador da natureza. Cuidar, conservar e desenvolver. O homem depende da natureza e a natureza depende do homem. A terra nos fornece toda a alimentação. Ela é a nossa mãe, “a mãe terra”. E nós a destruímos, quando a desmatamos. Quando permitimos e até provocamos erosões. Quando colocamos fogo nas pastagens ou nas florestas. Quando a sujamos com lixos. A terra depende de todos os seres vegetais para sua fertilidade. A água, indispensável para a vida, depende das florestas e vegetais. Nós dependemos também do ar. E o ar é bom quando há grande quantidade de vegetação, quando não há poluição com o nosso desmazelo. Como jogar coisas descartáveis nas ruas, nas beiradas de ruas e estradas: copos, latinhas de cerveja ou refrigerante, papéis pontas de cigarro, etc.? Então a natureza depende de nós e nós dependemos da natureza. E todos nós dependemos um dos outros. Pare, reflita e veja…

Eis porque as comunidades do bairro Bom Jardim e adjacências estão preocupadas em conservar as nascentes. Ora fazendo cerca em torno das nascentes, ora plantando mudas de árvores, ora fazendo aceiros, ora perseguindo as formigas. E há um bom grupo de pessoas atuando nesse campo. O que está faltando é mão de obra de voluntários. São várias frentes de trabalho. Venham! Vamos fazer algo para salvar a natureza! Se cada um fizer sua parte, é a toda natureza e toda a vida que irão se beneficiar.

Fonte: Laudato Si – Papa Francisco
Dom Odilon Guimarães Moreira
Bispo Emérito – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano