19/04 IAM – 175 anos fazendo Discípulos Missionários para o mundo

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin-Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.

Era frequente receber cartas como estas, da qual copiamos estas passagens: “Encontro-me rodeado, mesmo sem saber como, de uma dezena de crianças, umas de peito, outras de dois, três, quatro anos de idade, algumas cobertas de sarna, outras, de feridas. Os pobrezinhos já não têm o que comer e se cansam de chorar. É preciso conseguir comida para eles, e pagá-la (…). Para nós, uma das primeiras preocupações é mandar todas as manhãs nossos catequistas para todos os arredores da cidade e batizar as crianças que ainda estão vivas. De 20 a 30 mil que são expostas cada ano, nossos catequistas conseguem batizar cerca de três mil”.

De posse de informações a respeito do sofrimento de milhares de crianças, o bispo teve a inspiração de convocar as crianças católicas para se organizarem com o objetivo de prestar socorro às crianças nas mais tristes situações.

Era preciso fazer alguma coisa: Dom Carlos Forbin-Janson resolveu convocar as crianças para socorrer as crianças. Propôs às crianças da França que ajudassem outras crianças, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês; assim surgiu a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.

Era, sem dúvida, a primeira vez que na história da Igreja se confiava às crianças um papel missionário específico: salvar as crianças inocentes, para fazer delas pequenos discípulos missionários.

EM 1922, o Papa Pio XI a declarou Pontifícia, isto é, do Papa, e, portanto, de toda a Igreja, juntamente com as obras missionárias da Propagação da Fé e de São Pedro Apóstolo, às quais uniu-se, em 1956 (Pio XII), a União Missionária, constitui-se as Pontifícias Obras Missionárias. Hoje a IAM está presente em todos os continentes, e em mais de 130 países.

Os símbolos oficiais da IAM no Brasil são o Bottom a insígnia tem forma circular, cor branca, com dois mascotes ao centro que representam a Infância e Adolescência Missionária e o lenço identifica a consagração assumida pelas crianças e adolescentes missionários junto à Obra.

No ano de 2018, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem a alegria de celebrar 175 anos de fundação.

O Brasil vai celebrar com muita alegria e entusiasmo, juntamente com a 6ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que acontecerá no dia 27 de maio de 2018, nas dioceses e paróquias.

A infância e adolescência missionária esta presente em nossa paroquia nas comunidades São Geraldo, Nossa Senhora Aparecida, São José, São Francisco e Atos dos Apóstolos.

De todas as crianças e adolescentes do mundo? Sempre amigos!!!

Texto adaptado do site do blog Garotada Missionária
Carlos S. Nascimento – Assessor da IAM