24/04 Notícias da Paróquia Igreja Doméstica

O Catecismo da Igreja Católica se refere a família como a “Igreja Doméstica”, uma expressão que também está presente em alguns documentos do Concílio Vaticano II. Neste termo está contido a fé da Igreja que “na família, devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros arautos da fé e favorecer a vocação própria de cada um, especialmente a vocação sagrada”.

Entretanto, para além desta responsabilidade dos pais, esta expressão carrega um outro significado que nos remonta ao início do cristianismo onde a “Igreja” se reunia em casas (Cf. At 16, 19). Com essa visão, dizer que a família é a “Igreja Doméstica” é o mesmo que dizer que é o “lugar” onde eu me encontro com Deus, onde eu O ouço, posso falar com Ele e onde Sua palavra ocupa o centro.

Para contribuir nessa compreensão, outra expressão usada por nosso saudoso São João Paulo II em relação a família que ilustra bem o que ela deve ser, é que a família é o “Santuário da vida”, ou seja, visto que o santuário é lugar mais sagrado do templo que guarda as relíquias, para onde aflui devotos atraídos pelos sinais visíveis ali manifestados, entendemos a riqueza dessa definição do nosso querido “papa das famílias”.

Consciente da sacralidade da família, queremos te convidar e convocar para que você torne sua casa um ambiente de encontro com Deus. Retome as devoções familiares, a oração do terço em família, a leitura da Sagrada Escritura. Que o centro de sua casa, não seja as redes sociais, as bebidas ou as comidas, mas seja a experiência com o amor desse Deus, que escolheu morar em sua casa.