10/02 Notícias da Paróquia IVCA (Iniciação à vida Cristã de Adultos): Profissão de fé

Aconteceu no domingo, dia 9 de Fevereiro, na Igreja São Lucas (Comunidade Atos dos Apóstolos) a entrega do “Credo” aos catecúmenos dos bairros Ideal e Esperança que estão se preparando para receber os sacramentos de iniciação.

Durante a Santa Missa presida pelo Padre Hideraldo cerca de 20 adultos, professaram sua fé e deram mais um passo no caminho para receberem os sacramentos.

No itinerário catequético de Iniciação à Vida Cristã, a entrega do Creio (considerado pela nossa Igreja, um dos sete pilares da nossa fé), acontece um pouco antes da recepção do sacramento da Eucaristia. O Credo, Profissão de Fé ou Profissão dos Apóstolos é uma das mais antigas tradições da Igreja Católica.

Na catequese da Igreja dos primeiros séculos, os catecúmenos professavam esta oração (recitação) próximos de receber os sacramentos, perante a assembleia reunida eles recitavam o Credo como forma de provar que estavam prontos a participar da comunidade como membros da Igreja.

Conforme o RICA a entrega do Símbolo dos apóstolos (Credo) é feita durante a etapa de Purificação e Iluminação, ou seja, próximas ao sacramento (Batismo, Crisma, Eucaristia).

Texto: Cleiton – CPP
Fotos: Lurdes – PASCOM