21/04 Notícias da Paróquia Lava-pés: passagem de “ser servido” para “ser servidor”

Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros” (Jo 13,14)

Jesus nos ensina o gesto do serviço fraterno: partir o pão e lavar os pês dos discípulos. Agindo assim Ele modifica o jeito desumano de se relacionar, em vez da competição que, na cultura capitalista pisa no outro para subir. Jesus se rebaixa diante do outro como servo para lavar-lhe os pês e nos ensina com esse gesto a ser serviço, colocar-nos à disposição do outro que necessita do nosso cuidado, do nosso amor.

Ao colocar a água na bacia, Jesus usou de instrumento da cultura de um povo. Repetiu um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele nos ensina a acolher com alegria, sem discriminação, através da escuta e da paciência. Também nos ensina a partilhar nossos dons e a nos colocarmos a serviço da defesa dos marginalizados e excluídos da sociedade.

E o que nos convida da Campanha da Fraternidade deste ano de 2019. Colocarmos a serviço do outro através da defesa de Políticas Publicas, que cuidam para que todos e todas tenham vida digna. Hoje nossa igreja se curva e lava os pês de irmãos e irmãs que se dedicam aos mais diferentes serviços na comunidade e na sociedade atuando em diversas Politicas Publicas.

São pessoas que descem até o outro, que aprendem a humildade e a coragem, a disponibilidade de ser misericordiosos com os irmãos que sofrem no caminho do serviço e do amor.

Pastoral da Comunicação.

Fonte: Padre Hideraldo Viera