01/05 Maio: mês dedicado a Maria

Queridos Irmãos e queridas Irmãs, vamos comemorar, como alegria, o mês dedicado a Maria.

Como é bom contar com a proteção da Mãe de Jesus! Como cristãos, temos motivos de sobra para celebrar Maria, a mulher simples, que viveu num pequeno povoado de uma região periférica no mundo daquele tempo. Maria de Nazaré é alguém de nossa raça. Como os demais seres humanos, nasceu e viveu num contexto histórico, social, econômico, político e cultural.

Maria foi escolhida pelo Pai do Céu para ser a mãe do Salvador (Lc 1,30-33; Gl 4,4). Movida pelo Espírito Santo, ela entregou-se totalmente ao projeto de Deus, vivendo sua vocação com fidelidade. Aceitou, livremente, a proposta de Deus, dedicando-se à obra do filho de Deus (Lc 1, 26-38).

Neste mês, teremos várias Festas, a saber: Ascensão do Senhor, Solenidade de Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi:

• Ascensão do Senhor:Depois de quarenta dias, após a solenidade da Páscoa, temos a graça de celebrar a Solenidade da Ascensão do Senhor. A Igreja convida-nos a ter os olhos postos no Céu, a Pátria definitiva a que o Senhor nos chama.

• Solenidade de Pentecostes:Pentecostes é a plenificação do Mistério Pascal. A comunhão com o Ressuscitado se dá pelo dom do Espírito Santo, que continua na Igreja a obra de Jesus Cristo e sua presença gloriosa. A pregação dos Apóstolos no dia de Pentecostes demonstra que o medo acabara para eles, como também que o Senhor Jesus deveria ser anunciado para todos os povos e todas as línguas. Todos deverão entender o Projeto do Reino do Pai, iniciado por Jesus Cristo e que será continuado pela Igreja, assistida e fortalecida pelo Espírito Santo.

• Santíssima Trindade:Ao celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, reverenciamos a união existente em Deus, na sua manifestação das três Pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. A comunhão trinitária é fundamento de nossa fé, porque fomos batizados em nome da Trindade Santa. Deus Pai não existe sem o Filho e o Espírito Santo. O Filho não existe sem o Pai e o Espírito Santo. O Espírito Santo não existe sem o Pai o e Filho. O Pai envia ao mundo seu Filho Jesus, em demonstração do seu amor para com o mundo. E a ação de amor do Pai e do Filho pelo mundo, isto é, pela humanidade, continua através do Espírito Santo. Deus é um só. O que o Pai, o Filho e o Espírito Santo significam em nós é uma só e mesma realidade, que é a presença da vida divina em nós.

• Corpus Christi:A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano no qual o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Muitas bênçãos de Deus em sua vida, pela intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo!

Rezem por nós!