30/04 Notícias da Paróquia Mês de Maria

Chegamos ao mês de maio, conhecido no meio católico como o mês de Maria, mas como surgiu essa tradição? Esse costume nos remonta à uma devoção da Idade Média onde se faziam exercícios piedosos para honrar Maria no mês de maio, em razão da chegada da primavera do hemisfério norte. Nessa compreensão não é errado dizer que também para nós no hemisfério sul, maio parece o mês das flores, pois Maria é a flor mais bela do jardim de Deus.

Nessa compreensão, os poetas e até mesmo os santos, após tentar encontrar nas flores semelhanças com a Virgem Maria, chegaram à conclusão que o perfume mais agradável, a beleza mais cativante ou a providente utilidade, são insuficientes para representar a grandeza de Maria. Maria é de fato, o esplendor e a glória da criação, por isso foi escolhida para gerar Nosso Senhor,

Por seu papel no projeto da salvação, Maria é essa mulher inigualável, e por isso a Igreja no mundo inteiro se alegra com a chegada do mês de maio, uma oportunidade especial para lhe render honra e homenagens. Dessa forma, em muitas paróquias lhe preparam um altar especial. Todavia, tais demonstrações de amor e honra a Nossa Senhora, não são exclusivas às igrejas, o mesmo pode e deve ser feito com o mesmo amor nos lares e ambientes de trabalho, pois onde há um devoto de Maria, ali deve se manifestar sua afeição por sua Divina Mãe e Senhora.