31/07 Notícias da Paróquia Missa com Rito do Sacramento da Crisma é celebrada na Paróquia São Geraldo Magela

“Ide, sem medo para servir”assim vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado.

No dia 30 de julho (Domingo) na Igreja Matriz de São Geraldo Magela em Ipatinga (MG), aconteceu a Missa com Rito do Sacramento da Crisma para 68 jovens que concluíram suas etapas de catequese e IVCA. Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, concelebrada pelo pároco, Pe. Aloísio Vieira e assistência dos Diáconos Permanentes Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues e Tarcísio Pereira Sérgio.

Diante da comunidade reunida, pais, padrinhos, irmãos e amigos, 14 adultos que concluíram o IVCA receberam a confirmação do Batismo. Também receberam o Sacramento: 06 crismandos da Comunidade Maria de Nazaré, 10 crismandos da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, 17 crismandos da Comunidade Matriz São Geraldo Magela, 06 crismando da Comunidade Nossa Senhora das Graças: 06 crismandos da Comunidade São João Batista e  09 crismandos da Comunidade Sagrada Família.

A Crisma é um dos sete Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Também pode ser chamada de Sacramento da Confirmação. Esse sacramento complementa e confirma o batismo, e por isso é assim chamado.

A Crisma é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do Bispo, pastor visível de nossa Igreja, em sinal de unidade diocesana é sucessor dos Apóstolos. Nos transmite o Espírito Santo com a imposição das mãos e a unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o bispo ou em momentos especiais o pároco, impõe as mãos sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. O sacramento da Crisma consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

Em sua reflexão, Dom Marco Aurélio fez um convite aos neos crismados a assumir o compromisso com Jesus Cristo e avivados pelo Espírito Santo, começam a ser e fazer a diferença na sociedade, que cada vez mais precisa de bons e santos exemplos.

Concluiu sua homilia dizendo: “vimos que neste Sacramento somos mergulhados no Espírito do Cristo Ressuscitado. Esse Espírito nos “cristifica” e nos dá uma vida nova, a vida no Ressuscitado, aquela vida plena que a Escritura chama de Vida Eterna, porque é a Vida do próprio Eterno, que é Deus. Vimos que, habitados pelo Espírito de Amor, Espírito que é o Amor do Pai e do Filho, somos feitos Templos da Trindade Santíssima”.

Portanto, esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o Batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor.

Vilton Cantarino Silva e Maria de Lourdes Messias. – Pastoral da Comunicação.
Fonte: Elo Litúrgico e Site Diocesano.