A Igreja vem ensinar e mostrar aos seus Fiéis, que a humanidade é apenas um pó diante do universo, baseada nos ensinamentos divinos de Eclesiastes 3, 20 “Vem do pó e voltam para o pó”. É preciso viver bem com os outros, porque todos nós um dia, seremos reduzidos a cinzas.
A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma e abertura oficial da Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2026 a Campanha da Fraternidade que é promovida pela CNBB, aborda o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14). A campanha vai refletir a dignidade humana, denunciando a falta de moradia digna e também o déficit habitacional no Brasil.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia, é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a vida passageira, transitória, frágil e sujeita à morte. À luz da Campanha da Fraternidade, a fé se torna em ação social, colocando a vida humana acima dos interesses econômicos.
A Quarta-Feira de Cinzas é um dia para iniciar a Penitência Quaresmal, onde cada cristão católico é chamado a viver a Oração, o Jejum e a Caridade. As cinzas recebidas neste dia na fronte, é um símbolo de arrependimento perante a Deus. Sendo Sinônimo de conversão, a palavra penitência é uma mudança de mentalidade e uma expressão de compromisso livre e positivo no seguimento de Cristo.
Fotos: Agentes Pascom das Comunidades.
Texto: Maurílio Marciano (Moura) – Agente Pascom.