28/08 Notícias da Paróquia Missa de Investidura dos Novos Ministros da Palavra e da Eucaristia

Cada novo ministro ficam nessa função três anos

Com o desejo de continuar construindo uma Igreja viva, participativa, comunidade de fé, centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus, no dia 26 de agosto de 2018, (domingo), em missa solene na Igreja Matriz de São Geraldo, ocorreu o rito da investidura de 148 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e 64 novos Ministros Extraordinários da Palavra além da renovação dos votos dos Ministros veteranos. A missa presidida pelo pároco padre Hideraldo Veríssimo Vieira e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Sergio Henrique, que abençoaram as vestes litúrgicas, receberam os votos de aceitação e fizeram a aspersão da água benta, sobre os novos ministros.

Antes de assumirem as suas funções, os recém-investidos e também os veteranos, receberam uma formação litúrgica e doutrinal para que possam exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. Os ministros da palavra são aqueles que prepararam adequadamente as Celebrações da Palavra nas comunidades, seguindo as orientações litúrgicas da Igreja; e atuam junto aos Ministros Extraordinários da Comunhão dirigindo a Celebração da Palavra aos domingos (ou outro dia da semana), nas exéquias e em outros momentos necessários. Preparar-se adequadamente para proclamar a Palavra de Deus na Celebração dos Sacramentos e na Celebração da Palavra, de maneira que a mensagem chegue ao coração dos fiéis. Não basta lê-la, é necessário proclamá-la com o coração, para que o objetivo do anúncio e da compreensão da Palavra de Deus aconteça. É ele que na ausência do presbítero, faz a reflexão sobre a Palavra de Deus, exercendo e fortalecendo a dimensão profética do Batismo.

Já os ministros da Comunhão Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração.

Tudo acaba se convergindo a Eucaristia e todo o verdadeiro discípulo acaba por se tornar um missionário, pois a Eucaristia é um impulso a levar a Boa Noticia de Jesus aos mais pobres, famintos e deserdados desta terra um impulso de amor e fraternidade que exige também a levar o anuncio do reino”.

Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.