24/12 Missa do Galo

A “Missa do Galo” é o nome dado pelos países de língua latina a tradicional celebração eucarística da Véspera de Natal, oficialmente conhecida como “Santa Missa de Natal” ou “Celebração do Natal do Senhor”.

Sobre a origem da expressão “Missa do Galo” há várias hipóteses, das quais a mais aceita e utilizada é a inspirada em uma tradição romana que acreditava que no dia 24 de dezembro do ano em que Jesus nasceu teria sido a única vez que o galo teria cantado a meia noite, como prenúncio da chegada do Messias. Curiosamente, o galo, por sua vez, era considerado uma ave sagrada para o Império Romano, o que agregou mais significado à tradição. Desde então, o animal passou a simbolizar a vigilância e fidelidade, tanto que o encontramos representado junto aos sinos nas Igrejas antigas.