14/10 Notícias da Paróquia Missa e abertura da Semana Missionária e recebimento da Cruz Missionária

No domingo, 13 de outubro, foi realizado na Igreja Matriz São Geraldo Magela em Ipatinga (MG) a Missa de abertura da Semana Missionaria. Neste dia celebramos também o 9º aniversário das Santas Missões Populares ocorrida em nossa paróquia. Durante a Missa foi entregue como fiel depositário a Cruz Missionaria que esta passando por toda Diocese e após a Semana Missionária será entregue a Paróquia Sagrada Família.

Foi um momento de também receber os missionários de outras paróquias que vieram ajudar nas visitas e trazer seu calor e aprendizados.

O mês de outubro tradicionalmente é mês que a Igreja dedica às missões. O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes, ou seja, missão de nações e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais como um todo.

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema:  “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. A vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém”.

Meirevone Ferreira e Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.

Fonte: CNBB