12/12 Notícias da Paróquia Missa em honra a Nossa Senhora da Conceição e formatura dos alunos da Escola de Evangelização presidida pelo Pe. Hideraldo Verissimo.

No dia 08 de dezembro de 2018 às 19h30 na comunidade Santo Antônio foi realizada a Missa em honra a Nossa Senhora da Conceição e formatura dos alunos da Escola de Evangelização presidida pelo Pe. Hideraldo Verissimo.

A Escola de Evangelização tem a duração de um ano e propicia aos leigos uma formação bíblica interagindo fé e vida.

A turma teve como paraninfo o assessor Vicente Bueno responsável pelo Secretariado da Diocese de Itabira Cel. Fabriciano.

Segue as palavras da oradora da turma, a formanda Mariana:

A Padre Hideraldo, Penha a coordenadora do curso, Professores presentes, Membros das comunidades da Paroquia São Geraldo, amigos da comunidade Santo Antônio, familiares companheiros de caminhada.

Agradeçamos a Deus pela alegria de estarmos aqui juntos, nesta Comunidade para celebrarmos a conclusão do curso da Escola de Evangelização

Michel Quoist no seu poema Tela de Arame diz assim:

‘Em volta dos buracos os arames  dão-se aos mãos.

Para não romper a roda apertam com muita força o punho do companheiro; assim é que com buracos, conseguem fazer uma cerca.”

Em fevereiro nós chegamos esperançosos, confiantes para um ano de estudo bíblico. Teríamos as segundas e terças dedicadas à Escola de Evangelização”.

Que bom que definimos esta caminhada. Não foi fácil. Os reveses da nossa trajetória de trabalhos, mães, pais, avos, cuidadoras, responsáveis pela casa nos deixavam cansados, mas mesmo assim insistimos. Sabíamos que só teríamos a aprender. Reestudar o Pentateuco com Adenildes foi muito gratificante. A segurança dela e o enfoque moderno dado a esses livros nos fizeram repensar conhecimentos já arraigados na nossa vida.

Que benção de Deus estudar com Bento os livros Sapienciais, especialmente os livros da Sabedoria e os Salmos. Descobrimos atos e fatos que não conhecíamos. E cantávamos. “Por que cantar parece com não morrer” e faz bem a alma da gente.  Com Antônio Raimundo estudamos os Livros Históricos e fizemos uma leitura popular da Bíblia.

Missão e Evangelização foi a reflexão feita juntamente com Padre Jose Geraldo. Vimos a responsabilidade dos leigos no caminhar da Igreja especialmente da Igreja em saída. Fomos alertados para o estudo do” Livro da Caminhada” que traça os rumos desta diocese.

Padre Ernesto com seu conhecimento profundo dos Evangelhos fez-nos destrinchar e buscar o cerne de cada um dos 4 evangelhos. Não aprendemos tudo, mas em nós ficou uma vontade de estudar mais, de aprofundar a aprendizagem. Com Elisangela vimos o Documento 107  da CNBB. Com Deusdi e Cida Lima vimos  o Livro Atos dos Apóstolos e os livros dos Profetas. Com Conceição e  Gilma estudamos Paulo o grande apostolo de Cristo, suas cartas e suas viagens, seu amor pelo Cristo ressuscitado.

Fechando o curso fizemos o estudo do Apocalipse com Vicente e  a presença de Leonor para discutir Ecumenismo e dialogo inter-religioso. Não sabíamos, eu especialmente, quase nada do Apocalipse. Ainda não sabemos tudo, mas com certeza vamos encontrar meios de estudar mais.

Obrigada professores por dividirem conosco seu tempo e seu conhecimento.

Meus amigos, quando me indicaram para falar por vocês hoje fiquei apreensiva. Mas deixei minha alma acomodar e aqui estou eu. Em nome de vocês agradeço ao padre Hideraldo a oportunidade de fazermos este curso e peço-lhe Padre Hideraldo que este curso continue. A Paroquia São Geraldo é importante demais e as comunidades que a formam precisam estudar. Vamos trabalhar para que outros pessoas venham. Este curso não pode ser encerrado. Ele é bom demais. Convoco, se é que posso falar assim, os membros das comunidades para que se unam, se esforcem para faze-lo. Todo sacrifício vale a pena para estudar a Palavra.

As nossas dúvidas só serão sanadas se estudarmos.

A pequena Laura, nosso aconchego de avós, tios e tias. Seja benvinda a este nosso mundo menina, vamos garantir que ele será melhor para você.

No inicio falei em dar as mãos. Foi isso que fizemos. Nos unimos, estudamos, cantamos, visitamos o albergue num ato de solidariedade e misericórdia. E aqui estamos nós. Missão quase cumprida. Tenho certeza que a nossa tela de conhecimentos está mais forte e firme. Continuemos a estudar. Chegamos, nos conhecemos, nos entrosamos, estudamos e a nossa fé permanece inalterada.

Concluintes:

Rejany Maria Silva Cimini – Atos dos Apóstolos

Wanderley Pinto do Nascimento – Atos dos Apóstolos

Wilson Peris Miranda – N. Sra. Das Graças

No domingo dia 09/12, a turma fez um almoço de confraternização com presença de familiares e dos assessores.

Em janeiro estarão abertas as inscrições para nova turma, com início das aulas no dia 04 de fevereiro de 2019.

“Todo jardim começa com um sonho de amor, antes que qualquer  árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascidos dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardim por fora, e nem passeia por ele.” Rubem Alves

Texto: Mariana Gomes Duarte dos Santos

Fotos: Rejany, Maria de Lourdes Cândido (agente pascom Com. Santo Antônio)