22/05 Notícias da Paróquia Missa Pro Populo marca benção do sacrário novo e queima do antigo na Paroquia São Geraldo Magela em Ipatinga.

O Sacrário antigo estava bastante corroído

Durante a Missa Pro Populo (pelo povo) e Benção com o Santíssimo Sacramento, na Comunidade São José, o vigário paroquial padre Geraldo Morini abençoou o novo sacrário e autorizou a queima do antigo juntamente com as intenções acumuladas até então.

A Missa Pro Populo é celebrada pelo pároco ou administrador paroquial, mas este pode autorizar o vigário paroquial como foi o caso, em conformidade com o Código de Direito canônico e o decreto diocesano. Cumprindo o múnus de santificar, o pároco ou o administrador paroquial tem como obrigação primeira, rezar pelo povo que lhe é confiado; portanto, ordinariamente a missa pro populo deve ser presidida por aquele a quem é confiado o cuidado pastoral da comunidade paroquial. Na missa pro populo não sejam admitidas outras intenções particulares.

A Missa pro populo é manifestação concreta do múnus de santificar, que deve ser exercido por todos aqueles que desempenham o ofício de cura de almas.

Durante a benção do sacrário e ainda com ele vazio e sem luz, o padre reza essa oração: “Senhor, Pai santo, que destes aos homens o verdadeiro pão do Céu, abençoai-nos
a nós e a este sacrário destinado à reserva do sacramento do Corpo e Sangue do
vosso Filho, para que, adorando a Cristo aqui presente, participemos sempre do
mistério da sua redenção. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, amem!’

Todos presente a santa Missa participou desse momento solene e puderam tocar no Sacrário já abençoado recebendo a indulgencia manifestada durante a missa.

Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.