Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

25/12 Natal do Senhor: Celebração do nascimento de Jesus Cristo
Compartilhar

Muito mais que comemorar o aniversário de Jesus, o sentido da festa cristã do Natal é celebrar a manifestação do Salvador, não somente com uma recordação, pois uma vez que pela força do Espírito Santo através da liturgia da Igreja participamos dos atos divinos de salvação, através das palavras, dos gestos e dos símbolos litúrgicos, os acontecimentos do passado tornam-se presentes na nossa vida.

Dessa forma, festejar o Natal é participar da vinda de Cristo no momento presente, como outrora nos esclarecera São Leão Magno, em seu “Sermão de Natal”: “O Natal do Senhor não se apresenta a nós como lembrança do passado, mas o vemos no presente”. Para tanto a antífona de entrada da Missa da Noite do Natal nos convida: “Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz”.

Rica de sentido, a liturgia nos convida à uma alegria que é maior que o contentamento dos encontros familiares, que o divertimento das festas ou o júbilo pelos presentes, neste dia somos convidados a alegrarmo-nos no Senhor, a buscar n’Ele, no seu nascimento, a razão de sorrir e de festejar, da mesma forma que a Virgem Maria, São José, os pastores e os reis magos rejubilaram, pois chegou para nós, o Messias anunciado por Deus Pai, predito pelos profetas e Aquele que foi tão esperado pelos crentes, o nosso Salvador.

Cientes, que alegria cristã está na amizade com o Menino Jesus que chegou para nós, devemos encontrá-Lo pessoalmente na celebração da Eucaristia do Natal, pois Ele veio para ser a alegria mediante as nossas tristezas, a luz que dissipa todas as sombras e escuridão interior, a presença que põe fim a toda solidão, a garantia de paz mesmo em meio a guerras, o remédio, a doçura, o amor de que tanto necessitamos. Afinal, somente unidos à Ele, seremos plenos da alegria do Natal.