08/09 Natividade de Nossa Senhora

Celebramos hoje, 8 de setembro, a Natividade de Nossa Senhora, ou seja, a festa de seu nascimento. Essa comemoração teve origem no século V, no Oriente, e inclusive está inclusa no Calendário Litúrgico Bizantino como “o começo de todas as festas”. Já no ocidente, registros afirmam que ela começou a ser celebrada no século VII, com o Papa Sérgio, que a tornou solene, mediante uma grande procissão.

A razão desta memória se encontra no fato da Virgem Maria ter nascido sem a mancha do pecado, privilégio este, que sinaliza a predileção divina por ela ao escolhê-la para ser mãe de Jesus, tendo em vista que a própria Sagrada Escritura afirma que “o puro não pode nascer do impuro” (Jó 14,4). Imaculada, Maria foi concebida, e nesta condição gerou Jesus, nosso redentor, sem contágio de pecado. Portanto, este dia é de comemoração para a Igreja no mundo inteiro, pois se faz memória do dia em que veio ao mundo, a escolhida para ser a Mãe do Salvador e nossa mãe.

Acerca desta festividade, disse-nos São Pedro Damião, Doutor da Igreja, no seu Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora: “Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos”.

Neste dia, festejemos com muito amor o aniversário de nossa Mãezinha! Viva Nossa Senhora!