12/10 Nossa Senhora Aparecida

Com muita alegria, celebramos hoje, 12 de outubro, o dia da única Rainha do Brasil, aquela que sendo mãe do Rei, reina por excelência, e que é por função, a grande intercessora do povo, pois está à direita do trono. Falamos da Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

A história desse título da Virgem Maria tem início em 1717 com três simples pescadores, que a mando da Câmara de Guaratinguetá, foram ao Rio Paraíba buscar peixes. Conta-se que depois de muitas tentativas de pesca sem êxito, no Porto de Itaguaçu, João Alves jogou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma estátua de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça, depois de alguns instantes, lançou a rede novamente e apanhou a cabeça da mesma imagem. A partir dessa hora, os pescadores testemunharam que apareceram ali muitos peixes.

Felipe Pedroso, um dos pescadores, levou a imagem para casa e a vizinhança passou a se reunir para rezar. Dessa forma muitas graças foram alcançadas pelos que rezavam diante da imagem. Devido a devoção ter se espalhado, em 1734, contruiu-se uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, para visitação pública, cem anos depois foi iniciada a construção de uma igreja maior, mas esta também ficou pequena, e para melhor acomodar tantos romeiros, em 11 de novembro de 1955 começou-se a construção de uma outra igreja, a Basílica nova do Santuário Nacional, que já recebeu a visita de três papas: São João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Visto a necessidade de uma mãe para pôr ordem na casa, generosamente, Nossa Senhora escolheu nosso país para se manifestar de modo tão extraordinário. Na contramão de tantos sofrimentos sociais, eis que nos veio uma Mãe tão solícita e bondosa, que a todos quer alcançar com seu manto e agraciar com seu Imaculado Coração.

Neste dia, peçamos que Nossa Senhora Aparecida interceda pelas famílias, pela nossa nação, para que de fato experimentamos a ordem e o progresso que tanto necessitamos!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!