11/02 Notícias da Paróquia NOSSA SENHORA DE LOURDES

“Eu não prometo tornar-te feliz neste mundo, mas no outro”. Assim garantiu a Virgem Maria à Bernadete Soubirous em 1858, nos arredores da cidade francesa de Lourdes, aparição esta que recebe o título que celebramos hoje: Nossa Senhora de Lourdes. Mais uma vez como uma mãe cuidadosa, a Santíssima Virgem nos move a pautar nossa vida para a eternidade e por isso nos pede oração, penitência e humildade.

Segundo René Laurentin, um dos maiores mariólogos do mundo, o segredo de Lourdes é Bernadete, a escolhida pela Virgem Maria para presenciar sua aparição, uma pequena jovem, de família muito pobre, analfabeta, sem formação religiosa, com uma condição frágil de saúde e de apenas 14 anos.

Por 18 vezes, a Santíssima Virgem apareceu a Bernadete, a ela ensinou orações, acompanhou-a no sinal da cruz, na récita do terço, ao qual lhe sempre a motivava a usá-lo, fez-lhe revelações pessoais, e convocou: “Penitência! E disse: Rogai a Deus pela conversão dos pecadores!”. Como penitência, Nossa Senhora pedia que “se ajoelhasse e beijasse o solo como penitência pelos pecadores”. Na ocasião da 12ª aparição, na presença de 1500 pessoas, pediu também que Bernadete cavasse na terra, se lavasse e bebesse da água que brotasse, e assim foi feito. Após a jovem, contemplaram-se curas inexplicáveis em enfermos desenganados. Prodigiosamente até hoje, a fonte de Lourdes é canal de muitos milagres para os milhares de peregrinos que fazem uso da sua água.

Por revelar o que Nossa Senhora pedia e também pelas penitências que não cabiam na compreensão das autoridades, Bernadete foi interrogada, humilhada e rechaçada publicamente. Contudo, Bernadete permaneceu fiel à Nossa Senhora, sempre com humildade. Mais tarde, se tornou religiosa e viveu no escondimento, muitas de suas irmãs só foram saber que ela era a vidente de Lourdes após seu falecimento, aos 34 anos, devido à tuberculose. Trinta anos após sua morte, para o processo de canonização, seu túmulo foi aberto para a exumação do corpo, e grande foi o espanto de todos, ao encontrarem seu corpo intacto, incorrupto, do mesmo modo como ela tinha sido enterrada, tanto que parece que ela está apenas dormindo.

Neste dia, peçamos a Nossa Senhora que nos conceda a contrição de coração que conferiu a Santa Bernadete, para que sejamos fiéis na oração e na penitência pela conversão dos pecadores, sempre com o coração humilde. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!