07/10 Nossa Senhora do Rosário

Celebramos hoje, 7 de outubro, o dia de Nossa Senhora do Rosário, uma memória que deriva da festa de Santa Maria da Vitória, instituída em 1571 por São Pio V, para celebrar a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Tal triunfo marcou de modo especial a história da Igreja, porque foi graças à recitação do rosário que o pequeno exército de cristãos católicos venceu os numerosos e cruéis turcos otomanos.

Contudo, a celebração de hoje nos remete também à uma outra conquista em que se percebeu claramente a força da oração do rosário: a vitória sobre a heresia dos Albigenses. Estes estavam a devastar a Europa com os seus argumentos corrompidos, por onde passavam agiam com crueldade e promoviam toda a sorte de desordem social.

Na ocasião, a Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão, lhe indicou o rosário como uma arma poderosa e lhe disse: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Então, São Domingos e seus irmãos rezaram insistentemente a oração do rosário, e logo a heresia teve fim. Conta-se que que o Papa tinha enviado vários missionários para combater os hereges, mas nada conseguiram, somente foram eficientes, aqueles que se muniram do rosário.

Neste dia então, recordamos do valor da oração do rosário (terço) para a história do cristianismo e para nossa espiritualidade, afinal através do rosário, meditamos os mistérios da vida de Cristo, recordamos sobre Sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição, e literalmente contemplamos Jesus com os olhos de Maria.

Com gratidão, aproveitemos também para através do rosário oferecer um buquê de rosas à Nossa Senhora, pois segundo uma bela tradição, cada Ave Maria é uma rosa e o terço é um buquê de cinquenta rosas!

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!