18/12 Nota de Falecimento

“Guardai-me, ó Deus, porque em Vós me refugio” (Sl 15)

A Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano e seu bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, comunica o falecimento do Pe. Elder Luiz Silva, ocorrido na manhã desta terça-feira, 18 de dezembro, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, onde estava internado.

Seu corpo será velado na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Campestre, em Itabira.

VELÓRIO | 18 DE DEZEMBRO
A partir das 23 horas

MISSAS DE CORPO PRESENTE | 19 DE DEZEMBRO
07 horas, 10 horas e 15 horas
Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, Campestre – Itabira (MG)
A Missa das 15 horas será presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti

SEPULTAMENTO | 19 DE DEZEMBRO
17 Horas no Cemitério da Paz – Itabira (MG)

Pe. Elder Luiz Silva nasceu no dia 12 de agosto do ano de 1957, natural de Itabira-MG, filho de José Luiz da Silva e Maria Zélia da Torre Silva.

Diante das necessidades de formação presbiteral, Dom Mário Teixeira Gurgel criou o Seminário Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, que iniciou os trabalhos sob responsabilidade da Congregação dos Fráteres Mãe da Misericórdia, em Belo Horizonte-MG. E o primeiro seminarista da Diocese de Itabira foi Elder Luiz Silva, que ingressou neste seminário para os estudos específicos para o sacerdócio, realizados na PUC-MG, onde cursou Filosofia e Teologia no período de 1977 a 1982. Sua ordenação diaconal ocorreu aos 27 de dezembro de 1980, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, em Itabira e ordenação presbiteral, por Dom Mário Teixeira Gurgel, no dia 27 de junho de 1982 também na Catedral Diocesana.

Trajetória Eclesiástica

De agosto de 1982 a janeiro de 1984 – Vigário Cooperador, auxiliando o Pe. José Miranda e Pe. Franco, no atendimento às Paróquias: Cristo Rei em Ipatinga-MG, Santana em Santana do Paraíso-MG, Santo Antônio em Mesquita-MG, Joanésia e Braúnas. De janeiro de 1984 a janeiro de 1991 – Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São José Operário, em João Monlevade e Vigário Episcopal na Região Pastoral II, também atendeu temporariamente às Paróquias São Sebastião em Dionísio, Nossa Senhora do Rosário em Alvinópolis, São José em São José do Goiabal, São Sebastião em Bela Vista de Minas, São José da Lagoa em Nova Era, período em que as mesmas ficaram sem párocos. Foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Ipatinga, e exerceu o ofício de fevereiro de 1991 a 2013. Também foi nomeado Vigário Episcopal na Região Pastoral III em junho de 2006, permanecendo até junho de 2013, quando então se afastou para tratamento de saúde.

Nossas orações e preces acompanhadas pela esperança da ressurreição. Pedimos ao Senhor para que conforte o coração de seus familiares, parentes, amigos e todo o clero.

Que o Senhor em sua infinita bondade e misericórdia conceda ao Pe. Elder o descanso eterno e a recompensa pelo ministério que ele viveu em favor do seu povo.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação